sábado, 26 de maio de 2012

Um dia histórico para meu amigo Alan!




Nesta manhã a realização integral do seu sonho aconteceu, em clima de expectativa e alegria, compartilhando com amigos chegados os momentos que, arrisco afirmar, serão impossíveis de serem reproduzidos em palavras.

A concepção deste livro teve início em um lugar invisível aos olhos, imagino que tenha nascido em algum recanto da alma do meu amigo que, tendo vivenciado as dores de uma separação, bem saberia relatar sentimentos que se manifestam, ao mesmo tempo em que sentia a urgência de antever, para outros casais, as possíveis crises e resultados da decisão que poderia resultar em rompimento do sonho da união que acabaria com a morte - mais do que juramento, este é o desejo real de quem se casa!

Esta decisão quase sempre acarreta imensos prejuízos emocionais, acrescidos de possíveis perdas de caráter moral e financeiro. Onde havia sonhos, projetos e sentimentos bons, se abre um espaço e  acaba por se contaminar a história construída, com sentimentos novos e negativos, mágoas, recriminações, auto-recriminações, cobranças e acusações. É o período de flagelo desse sistema e subsistema familiar, que requer cuidados preventivos nem sempre pensados ou conciliados ao padrão comum de se ver, com represálias que mostram o nível do sofrimento que existe diante dos escombros que tomam o lugar dos sonhos que foram interrompidos. O cenário pode ser a ruína emocional [temporária] da família.

Quando a gente trabalha com prevenção, lança mão de meios que preparem o indivíduo, quer para que evite situações de risco, quer para que as enfrente com boas e saudáveis estratégias de intervenção. O propósito deste livro, além do esgotamento final das próprias emoções decorrentes da experiência do divórcio - e só quem passa sabe avaliar - é repartir o aprendido, alertando sobre as etapas possíveis de serem vividas, incluindo as providências que minimizam em muito a desordem emocional em que se encontram todos os envolvidos, uma vez que não permitem que o sistema se desestruture além do inevitável.

Os relatos incluídos no livro ilustram bem a questão do desmantelar dos sistemas parentais e sócio-afetivos em geral. O autor sugere cuidados necessários e precauções possíveis que envolvam critérios legais, assim como favorece a reflexão sobre o conviver, o como viver juntos, valorizar e reconhecer, reavaliar, enxergar sob novos aspectos as dificuldades de relacionamento - e despertar sentimentos que permitam reinventar a vida a dois. É muito difícil administrar interesses e emoções, vale lembrar que existe, quase sempre, a presença de muita dor, sentimentos inexplicáveis de culpa, fracasso, medo, raiva, decepção, rejeição, alívio, todos juntos, misturando e embolando as atitudes, que ora compensam a si, ora são agressão ao alvo que causou o dano. O outro, que despertava amor e sentimentos afins, agora é inimigo - se não do ex-cônjuge, do sonho que construíram juntos.

O ressentimento, que é a repetição de cenas, palavras, situações que trazem à tona todo o sofrimento decorrente da separação, causa danos emocionais profundos, ainda maiores dos que "naturalmente" já existam, quando se torna o maestro que rege as atitudes do ex-casal. Em geral há revide, e a troca de farpas iniciais podem servir de armas poderosas uma vez que atinjam o outro, e evoluir para brigas sem fim na justiça. Nesse momento fica difícil avaliar com clareza os porquês dessas atitudes, machucados, os envolvidos ferem e se ferem ainda mais, e este me pareceu ser o grande motivador que levou Alan a falar do assunto, pretendendo ser um feixe de luz a conduzir quem se separa - ou pensa na alternativa como escapatória ao momento difícil - nesse túnel que parece sem saída e sem fim. 

Que seja um instrumento nesse sentido, que soem os alertas para quem esteja vivendo períodos de desgastes na relação, ou que esteja enfrentando dificuldade em digerir  as emoções resultantes de comportamentos que causam e provocam sentimentos difíceis de navegar e fazer a travessia pelas fortes correntezas do momento.

Sucesso a você e ao teu intento de caráter humano e cível.  Que a idealização de "Descoberta Vida Após o Divórcio"possa cumprir sua tarefa!

Parabéns, meu amigo, pela coragem de acessar a si mesmo como meio de tentar ajudar outras pessoas!
Em coração, a Madrinha se sente presente no Lançamento deste teu sonho!!!

Curitiba, 26 de maio de 2012

Denise Araujo

Um comentário:

  1. Denise Araujo! Concordo e agradeço a tua exata análise do meu intuito. Foi exatamente o turbilhão desconexo que atinge as pessoas em todos os níveis, e consequente sofrimento, nestas fases tão significativas que me levaram a partilhar o que aprendi. Foi a tentativa de entender as razões que levam uma relação ao fracasso, mesmo quando as pessoas oferecem o melhor de si. Penso que o simplório e desleal "jogar a culpa pro lado de lá", em nada acresce ou melhora nossas vidas. Há que se perquirir, inquirir e sanar, ou ocorrerá novamente.

    ResponderExcluir