Citações do Autor

O Tempo e o Dia dos Solteiros

 
 Se existe algo que me encanta e entretém, é deixar o pensamento livre das amarras convencionais, e permitir-lhe desenvolver pela livre associação e concluir por aspectos não usuais.

 Penso que o tempo não é passível de reposição. Em outras palavras, a vida não admite rascunho. O que passou, passou: vista ou pendure no cabide das experiências vividas. Escreveu, escrito está: conserte ou explique no próximo título ou parágrafo, mas o escrito original permanecerá. 

 As pessoas sabem que o tempo e esforços são valiosos. Gastam a maior parte deles trabalhando, dormindo, e aturando pessoas das quais não gostam. E por isto, razão lhes assiste quando procuram empregar da melhor forma os que lhes sobram.       

 Tudo isto, para dizer que: o tempo e a vida que se gasta (e se arrisca), tateando em busca do acerto, são exatamente os mesmos que se utiliza no percurso acertado.

  Se assim é, por que não aplicar princípios e ensinamentos empresariais no tempo e esforços livres, de forma que, o balanço da vida demonstre aumento da produtividade em felicidade, com o mesmo dispêndio de tempo e esforços? 

  É bastante claro que, para a otimização dos recursos - tempo, bem mais valioso, incluso - estratégia, planejamento e mão de obra qualificada são imprescindíveis, na mesma proporção em que se procura diminuir os riscos e as perdas.

 Repita-se o óbvio, mas não se peque por omissão: As pessoas passam a vida lutando, exatamente em função de serem felizes!!!

  Naturalmente, cada um tem a sua concepção de felicidade!
         
*

 Fiquei sabendo que hoje, 15.08, é o Dia do Solteiro, o que me leva a filosofar.      
 Em "Descoberta Vida Após o Divórcio", afirmei que, se a pessoa decidiu por não mais ter um(a) companheiro(a), ainda que em moradias diferentes, ou n'alguma das modalidades existentes, modificadas e acrescidas a cada hora, a questão é bastante simples: saiba quais são seus gostos pessoais e os busque, preferencialmente junto de amigos(as) com os mesmos interesses. 

 Há encantos em não manter vínculos e compromissos amorosos com alguém? Claro que há! Desfrutar sozinho dos próprios pensamentos, moradia,  estilo de vida e programas preferidos, muitas vezes, se torna irresistível. 

 No meu caso, confesso que a foto abaixo, nestes dias de céu azul e temperatura amena, me arranca profundos suspiros e começo a pensar que a vida é curta demais para tanta beleza que ainda desconheço.






  Mas também confesso que, assim como a maioria dos seres humanos, eu quero o lado bom de ter um relacionamento amoroso, e o menos possível do lado ruim de estar com alguém e do de estar "solteiro". 

*

 Também afirmei em "Descoberta Vida Após o Divórcio", que, se a busca é por alguém para um relacionamento afetivo e todo o universo que o compõem, que a busca tenha por critério, dentre outros, a maior afinidade possível. Os opostos se atraem, mas a convivência por difícil que é, raras vezes consolida o relacionamento. 






 Na tentativa de por um mínimo de ordem nos pensamentos, na busca do sistema ideal, tento ordenar a multiplicidade de ingredientes. 

 Temos então que: Acerto (felicidade) = tempo e esforços bem empregados + afinidades + equilíbrio.

Aí, eu começo a rir, porque, como a maioria dos seres humanos, eu me considero o "Dr. Sabe Tudo" (como me apelidou uma amiga, a quem chamo de Sabichona). Principalmente, porque vejo o resultado das minhas experiências anteriores, que pouco se enquadraram na fórmula aritmética acima.

 Me perguntaram se eu recorreria à empresas especializadas para encontrar alguém e sobre preconceito. Respondi:  - São 4 argumentos base:

- Há milênios existem essas agências, especialmente no oriente, que comprovadamente é muito mais evoluído! O que me é mais importante? A mantença da tola autossuficiência a me levar por riscos e tentativas vãs, ou, a probabilidade do acerto?  

- Detesto hipocrisia e fingimentos! Propalar autossuficiência e buscar informações em sigilo, não faz o meu estilo. 

- Quando nada mais funcionar, leia o manual ou procure quem entenda do assunto! Economizemos tempo, gastos e aporrinhações, pois são artigos de luxo!

- Me sentiria "chique no úrtimo! No úrtimo!". Os "bacanões da night" tomando carão em abordagem mal sucedida (que naturalmente esconderão ou criarão nova versão para o ocorrido), e mais os riscos, e eu: entrosado e proseando feliz com alguém selecionada por especialistas para mim!

 Concluindo: A aplicação da fórmula aritmética terá por resultado final (e inicial): 


 

Seja qual for a tua: - FELIZ DIA DOS SOLTEIROS!    
           

***

    Algumas pessoas e situações não devem ser contornadas, mas sim enfrentadas, desde logo, pois, elas só piorarão, e mais tarde será necessário o décuplo do esforço e atitudes para coibi-las e sanar os efeitos.

***
ENCRUZILHADAS!

   Todos nós passamos por encruzilhadas na vida. A cada momento fazemos uma opção, adotamos um caminho. No fundo do coração temos a encruzilhada primeira: viver ou morrer! É com a escolha por viver, que o primeiro passo para nos libertar de hábitos,  vícios, dependências, características e convivências nocivas é dado. É assim que mudamos nossas vidas. Mas existe um complemento: Ao escolher por viver, que haja desvencilhamento do que não foi escolhido, e que a opção adotada tenha todas as oportunidades e empenho que lhe granjearam a eleição. 

***

"Existe uma qualidade indispensável a quem pretende realmente mudar sua vida, já que está infeliz junto daquela pessoa e dentro daquele contexto, que se mostrou impossível de mudar. Esta qualidade é a coragem! É preciso coragem para pedir e aceitar um pedido de separação. É indispensável enfrentar e vencer o medo do nebuloso desconhecido que se abre."


* * *


"Somente quem passou e passa pelo problema, pode verdadeiramente ajudar quem está passando por ele."

                               * * * 

"Embora a sensação de fracasso nos acompanhe por muito tempo, sabemos que não existe um único culpado em separações, e que todos terão sua parte de sacrifício."


* * *


"As pessoas se sentem felizes e realizadas fazendo aquilo que gostam."

* * *


"Uma dica importante: não tente resolver tudo de uma só vez, e não misture assuntos. Assim como casa, comida e roupas são de um departamento, sentimentos e o que você fará com eles e com você são de outro."

* * *


"Muitas vezes, ainda vamos nos perguntar o que foi feito daqueles momentos, daqueles pedaços de vidas partilhadas. Ainda vamos contemplar o rastro de destruição que substituiu tudo o que um dia existiu. E ainda vamos nos perguntar: “Como é que tanta coisa foi acabar nisso?

* * *

"Sentir adeus” é ir embora internamente, definitivamente!" 

* * *

"Acredito no que eu disse: Não é porque alguém não o(a) ama da forma como você gostaria de ser amado(a), que esse alguém não está fazendo o melhor que pode e dando o melhor de si."


* * *


"Tentar convencer o(a) parceiro(a) de que o próprio programa é mais interessante e divertido, e obrigá-lo(a) reiteradamente a abdicar dos dele(a), é ignorância pura, egoísmo, desrespeito e falta de inteligência, pois, o frustrado se voltará contra o opressor de uma forma ou de outra. É como acender o pavio de uma bomba, que explodirá mais cedo ou mais tarde."

* * *